segunda-feira, 8 de março de 2010

Dica de Segurança - Backup

Em informática, Backup é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados.
Ou seja é uma cópia de segurança, essa copia pode ser feita nos mais diversos tipos de dispositivos, os mais comuns hoje em dia são CD’s, DVD’s, Unidades de Fita ou dispositivos de conexão USB.
Para que um Backup atinja seu objetivo que é de armazenar com segurança as informações, alguns critérios tem que ser respeitados.
1- A cópia deve ser feita sempre para um dispositivo externo à rede de computadores. (Não há sentido em copiar uma informação da rede para a própria rede, pois os dados continua sujeitos a vírus, panes  elétricas, desastres naturais ou imperícia de usuário).
2- O backup tem que seguir uma constância e periodicidade, determinados em função do volume de dados atualizado. Geralmente é feito diariamente. A quantidade de vezes por dia é o volume de informação gravada quem determina.(se você atualiza informações todos os dias no sistema não adianta fazer backup uma vez por mês).
3- Mantenha sempre mais de um volume de cópia de segurança, tenha dois, três discos, quantos forem necessários. (quem faz backup está admitindo que um problema pode ocorrer, imagine quando este problema ocorrer e a única copia que vê tem estiver corrompida?).
Existem no mercado vários programas para execução das cópias de segurança, além de compactadores para reduzir o tamanho dos arquivos gravados. O próprio Windows possui um programa de backup.
FAZENDO O DEVER DE CASA
Se você é um usuário Próton, precisa saber que todos os dados de sua empresa estão armazenados em um banco de dados, e que a Próton disponibiliza um utilitário de Backup juntamente com Seu programa.
Verifique na tela do seu servidor, você vai encontrar um ícone geralmente com o nome de DUMP ou EXECUTAR_DUMP (caso não encontre faça contato com sua revenda).
Esse programa executa um processo de cópia de toda a estrutura do seu banco de dados, bem como dos dados contidos nele. Assim que a execução do programa terminar, o sistema terá criado uma copia de seus dados dentro do servidor.
image
Cabe a você agora copiar esses dados para a mídia removível de sua escolha CD, DVD ou a que lhe for mais conveniente. Os arquivos gerados estarão dentro da pasta DUMPS na unidade C: ou D: conforme seu(s) disco(s) esteja(m) organizado(s).
Este processo se feito conforme as indicações acima, pode minimizar os prejuízos de sua empresa em caso de uma pane de seus sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário